Informações do Ministério da Saúde colocam o Ceará como o sétimo do Brasil em quantidade de casos confirmados de tuberculose, entre 2015 e 2018. Nesse período, o estado teve aumento de 11,95% nos diagnósticos confirmados da doença, passando de 4.014 em 2015 para 4.559 ocorrências no último ano observado. No somatório dos quatro anos, foram contabilizadas 16.883 ocorrências.
Já de janeiro a 21 de dezembro de 2019, foram 3.543 casos confirmados da doença no Ceará, conforme a planilha atualizada de doenças de notificação compulsória da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os dados, porém, ainda podem ser revisados. No mesmo período, foram informados 83 óbitos causados por tuberculose.
A doença
Infecciosa e transmissível, a tuberculose afeta principalmente os pulmões e pode levar à morte. O tratamento é ofertado somente no Sistema Único de Saúde (SUS), com duração mínima de seis meses. Os medicamentos são tomados diariamente. Roberto da Justa, infectologista especialista na doença, explica que ela é uma das que mais matam o mundo, junto com aids e a malária.