Na Chapada do Apodi, já se produzem frutas, para os mercados interno brasileiro e para exportação, e sorgo, capim e palma forrageira para o consumo do rebanho bovino leiteiro do Ceará, cuja produção, mesmo nos anos recentes de seca, tem crescido em ritmo de frevo graças ao que a tecnologia tem de melhor.
O solo rico dessa região, sob o qual há um oceano de água doce que irriga sua agricultura, está vendo iniciar-se, também, o que será o maior projeto da cotonicultura do Ceará, a respeito do que esta coluna já falou em três oportunidades.
Agora, surge na Chapada do Apodi mais uma novidade comprovadora da aptidão agrícola do seu chão.
Fruto da associação de interesses da Agrícola Famosa – maior produtora e exportadora nacional de melão – e do empresário Alexandre Sales, sócio majoritário do Grupo Santa Lúcia, que retomou sua atividade industrial na área de moagem de trigo e de fabricação de massas e biscoitos – implementa-se um empreendimento que poderá consolidar a agricultura cearense como um grande negócio.
Os dois sócios iniciaram na semana passada, na fazenda Macacos, na afortunada geografia de Limoeiro do Norte, em área piloto de cinco hectares, um projeto de produção de trigo.
Para isso, chamaram a Embrapa e a Biotrigo, que lhes forneceram, respectivamente, as sementes BR-264 e Tbio Aton, cuja plantação prosseguirá ao longo desta semana.
Dentro de 75 dias, segundo estimam os técnicos da Embrapa, o trigo será colhido.
A expectativa da dupla empreendedora é de que sejam colhidas seis toneladas por hectare, uma produtividade extraordinária.
Se tudo se confirmar, como apostam os envolvidos no emprendimento, a área de produção será multiplicada por 100.
Alexandre Sales e os especialistas da Embrapa e da Tbio Aton que prestam assessoria ao projeto não têm dúvidas de que a Chapada do Apodi tem solo e clima próprios para o desenvolvimento daquelas duas variedades de sementes de trigo.
Quando Pedro Alvares Cabral disse, em 1500, que, no Brasil, “em se plantando, tudo dá”, não havia ainda descoberto as virtudes da Chapado do Apodi.