Desde abril, o Ceará apresenta uma redução sustentada de casos e mortes por Covid-19. Porém, atualmente, ainda são registradas, em média, 76 novas confirmações de casos todos os dias, de acordo com a plataforma IntegraSUS, indicando que o vírus continua em circulação. Os dados são contabilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Entre 1º e 24 de outubro, foram 1.833 diagnósticos positivos, uma média de 76 por dia. O número é 60 vezes menor que o pico em abril, quando a média foi de 4.557 infecções confirmadas diariamente.
A quantidade de óbitos também cai paulatinamente, segundo a plataforma. Neste mês, até o momento, a média está em menos de dois registros por dia. Um cenário bem diferente do pico da segunda onda, quando morriam cerca de 127 pessoas a cada 24 horas.
O boletim epidemiológico estadual mais recente sobre a doença, de 18 de outubro, também confirma queda expressiva em todas as cinco regiões de Saúde do Ceará - Fortaleza, Norte, Litoral Leste/Jaguaribe, Sertão Central e Cariri.
Fonte - Diário do Nordeste.