O acidente com um avião com 183 pessoas a bordo na cidade turca de Istambul, nesta quarta-feira (5), terminou com pelo menos 157 feridos resgatados e um morto. A aeronave se partiu em três partes e pegou fogo depois de sair da pista ao aterrissar.
Ao chegar ao aeroporto Sabiha Gokcen, nos arredores de Istambul, o Boeing 737 da companhia Pegasus Airlines, procedente da cidade turca de Esmirna, foi vítima de ventos e chuvas fortes e acabou saindo da pista, segundo imagens da televisão.
A parte da frente da fuselagem, compreendendo o cockpit e as primeiras filas, separou-se do resto da aeronave. Uma segunda fissura era visível no terço traseiro da aeronave, nas últimas dez filas e a cauda do aparelho.
Houve um incêndio a bordo, que foi controlado pelos bombeiros.
A maioria dos passageiros conseguiu deixar o avião por seus próprios meios, usando uma escada na parte de trás ou andando nas asas da aeronave. "Neste momento estão hospitalizados 157 feridos e um dos nosso cidadãos faleceu", declarou à imprensa o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.
O avião deslizou "cerca de 60 metros" depois de deixar a pista, explicou o governador de Istambul, Ali Yerlikaya.
Entre os 171 passageiros, de várias nacionalidades, havia 12 crianças, informou a televisão pública TRT. Segundo a imprensa local, os dois pilotos, um turco e um sul-coreano, ficaram gravemente feridos.